A professora passou a
lição de casa: Fazer uma
redação com o tema:
“MÃE SÓ TEM UMA”
No dia seguinte, cada
aluno leu a sua redação.
Todas mais ou menos
dizendo as mesmas coisas:
a mãe nos amamenta, é
carinhosa conosco, é a
rosa mais linda do nosso
jardim etc. etc. etc.
Portanto, mãe só tem
uma.
Aí chegou a vez do
Juquinha ler a sua:
“Domingo foi visita lá em
casa. As visitas ficaram
com sede e minha mãe me
pediu para ir buscar Coca-
Cola na cozinha. Eu abri a
geladeira e só tinha uma
Coca-Cola. Aí eu gritei:
MÃE, SÓ TEM UMA!
QUESTÕES:
1) A que Juquinha estava
se referindo quando
disse: “MÃE, SÓ TEM
UMA!”:
a. ( ) a mãe dele.
b. ( ) a geladeira.
c. ( ) a Coca-Cola.
d. ( ) a redação.
2) Qual é a “graça” dessa
piada?
3. Observe estas duas
frases que aparecem no
texto:
“MÃE SÓ TEM UMA”.
MÃE, SÓ TEM UMA!”
Qual a diferença que
existe entre elas? A
diferença existente
provoca alguma mudança
no sentido da frase? Qual?
4. A função desse texto é:
a. ( ) informar o leitor
sobre um fato de
grande importância.
b. ( ) instruir o leitor
sobre como se escreve
uma redação.
c. ( ) divertir o leitor.
d. ( ) explicar ao leitor
a importância da mãe
para a formação da
criança.
lição de casa: Fazer uma
redação com o tema:
“MÃE SÓ TEM UMA”
No dia seguinte, cada
aluno leu a sua redação.
Todas mais ou menos
dizendo as mesmas coisas:
a mãe nos amamenta, é
carinhosa conosco, é a
rosa mais linda do nosso
jardim etc. etc. etc.
Portanto, mãe só tem
uma.
Aí chegou a vez do
Juquinha ler a sua:
“Domingo foi visita lá em
casa. As visitas ficaram
com sede e minha mãe me
pediu para ir buscar Coca-
Cola na cozinha. Eu abri a
geladeira e só tinha uma
Coca-Cola. Aí eu gritei:
MÃE, SÓ TEM UMA!
QUESTÕES:
1) A que Juquinha estava
se referindo quando
disse: “MÃE, SÓ TEM
UMA!”:
a. ( ) a mãe dele.
b. ( ) a geladeira.
c. ( ) a Coca-Cola.
d. ( ) a redação.
2) Qual é a “graça” dessa
piada?
3. Observe estas duas
frases que aparecem no
texto:
“MÃE SÓ TEM UMA”.
MÃE, SÓ TEM UMA!”
Qual a diferença que
existe entre elas? A
diferença existente
provoca alguma mudança
no sentido da frase? Qual?
4. A função desse texto é:
a. ( ) informar o leitor
sobre um fato de
grande importância.
b. ( ) instruir o leitor
sobre como se escreve
uma redação.
c. ( ) divertir o leitor.
d. ( ) explicar ao leitor
a importância da mãe
para a formação da
criança.