Rocky escreveu:70% das Coisas que eu aprendi foram na Net, fiz aula já com meu primo que toca a 30 anos..., um amigo de graça que tocava a 6 e agora pouco tava fazendo com um Professor Profissional só para dar aquele empurrão na Teoria, mas de técnica foi tudo por minha conta e com tempo, hoje sou Auto Didata, estudo com um livro da Teoria da Música e na Guitarra já sei o que treinar e tudo, com o tempo você sabe seguir o rumo, no início parece tudo difícil, mas se parar para pensar hoje em dia temos tudo em nossas mãos, encontrei livros de exercícios na net! Imagine cara, só saber ajeitar a maneira de tocar e fazer os exercícios, além de você achar aulas no youtube, cifraclub e outras coisas, songbooks tem de tudo, Tablaturas então..., não sei qual a dificuldade de muita gente para aprender hoje em dia. O esforço é o mais importante, o interesse e a curiosidade, começar pelo violão faz uma diferença enorme, saber tocar no violão e saber o que está tocando também, Notas, Acordes, saber o que você faz no instrumento é outra coisa muito importante. Eu gosto de tocar na Guitarra seca, improvisar e criar coisas novas, exercitar, toco raramente com a distorção..., mas sinceramente é a única coisa que queremos no início, então aprendam a apreciar a música sem distorção também, nunca se esqueçam também que é você que faz a diferença, não adianta ter um professor e não se esforçar, eu tocava 4 horas por dia uma época, hoje em dia toco no máximo 1, acho o suficiente, mas já treinei excessivamente demais, percebi que com o tempo eu melhoraria já, mas sempre continuei a tocar, nunca parei, nunca pensei em parar, nunca me desanimei, sempre confiei em mim e sempre procurei estudar muito, Música é minha vida, então estudo com o maior prazer, eu sei que para muita gente não é, mas o esforço é o que mais conta. É importante ter o convívio também com o instrumento e outras pessoas que tocam, outra diferencial muito bom, ter uma banda pode animar e várias coisas como ir a um concerto. Tocar um instrumento é muito mais do que todos pensam, é muito mais do que só tocar, do que apenas Estudar mas sim ter a emoção de sentir o Poder da Música em suas mãos, a Criatividade conta, tudo conta. Técnica não é o mais importante, mas sim saber fazer um bom som, aquilo que você quer para você, claro que importa na maioria dos casos, mas pensem em pequenos detalhes da Música, tem muita coisa que deixamos de lado, como o sentimento, criatividade, teoria e o Som que os outros vão escutar! Mas ainda dependemos da técnica ou de nós mesmo para fazer o possível! Impossível Tocar Guitarra? Por que seria? Todo mundo tem chances de ser um cara do G3 ou um super guitarrista técnico, um guitarrista com extrema Criatividade ou aquele que você gosta, só depende de você e dos seus sonhos, pare de bancar o inocente sem aulas e estude Guitarra ou Violão, apenas estude e se dedique! Professor? É importante, eu não estou dizendo que não, só estou dizendo que depende de você para tudo, ele vai te dar aquela força, mas você que vai carregar o peso! A Música é um processo que demora, então não ache que em 1 mês você vai saber tudo e aprender a tocar o que quiser, isto vai demorar anos, mas você vai conseguir e a felicidade vai ser cada vez maior.