Vai depender muito do estilo.
No geral, a minha música favorita é Blinded By Fear do At The Gates, pela rapidez e toda a técnica que a música apresenta. Além da letra que fala sobre o medo das pessoas pelo mundo. Elas estão alienadas e "cegas", com medo das coisas acontecerem.
Todos sabem que eu gosto de 4 estilos principais (Death Metal, Black Metal, Pop Punk e Post-Hardcore).
Death Metal: Alguma música com bastante pedais duplos, solos de guitarras e o baixo audível. Além do vocal que não pode ser um gutural exagerado. Deathgrowl que é "falado", como no Vader, Immolation e Morbid Angel.
Black Metal: Quando mais "frio" o som, melhor. Tem bandas, como o Watain, que não exageram na frieza como um Mayhem, mas por exemplo, usam uma atmosfera mais ambiente e mais puxada pro Hard Rock, fazendo esse som específico.
Pop Punk: Esse é o único estilo que eu "ligo" pras letras. Bandas como Four Year Strong, The Wonder Years e With The Punches tem letras ótimas. Tanto que o último álbum do The Wonder Years é um álbum conceitual. Fala de um homem que se lamenta por ter perdido seu tempo no exército (achei incrível). E todas as músicas se completam umas as outras. São bandas que não é possível ouvir músicas perdidas.
Post-Hardcore: Breakdowns, mistura de screamo com deathgrowl e vocal limpo (Tipo ADTR, só ouvir qualquer álbum deles e vai ver tudo isso que eu falei). As letras também valem considerar.
- Spoiler:
To inspirado pra escrever hoje. Então tentei descrever tudo com detalhes e tudo mais