Vamos jogar peteca?
......O jogo de peteca pode ser na quadra, na praia ou no calçadão. As mãos servem como raquete e a "bola" tem até uma coroa que normalmente é de pena. A verdade é que, além de ser considerado um esporte desde 1985, o jogo de peteca é uma diversão para milhares de pessoas. O esporte não tem limite de idade. Jovens, crianças ou adultos que se encantam com o vai-e-vem da peteca acabam por agregar saúde ao lazer.
......"É um esporte aeróbico, que aumenta a aptidão física, aprimora os reflexos e o golpe de vista", explica Rodrigo Castro, da Federação Mineira de Peteca. Para muitos funciona também como uma descarga psicológica para tensões e frustrações. Outras vantagens estão relacionadas à praticidade do esporte. Requer espaço pequeno para sua prática, é um esporte barato para se praticar e que ajuda na sociabilização.
......Para uma partida são necessários uma rede, uma peteca e dois jogadores. Por meio de um saque a peteca é posta em jogo; ela então vai sendo jogada de um lado para outro da rede, por cada um dos adversários. Marca-se um ponto quando a peteca cair no chão, dentro dos limites da quadra, ou quando o adversário que recebeu o saque a rebate na rede ou fora dos limites da quadra, ou nos casos de falta técnica. Ganha o ponto o jogador que não deixou a peteca cair em seu campo. Todos os jogos são disputados em três sets de 20 minutos cada um.
......Como no vôlei, para a disputa do ponto seguinte, o jogador que conseguiu o ponto reinicia a disputa fazendo um novo saque. Algumas táticas são utilizadas pelos jogadores. Uma delas é não jogar a peteca na mão do adversário, outra é procurar explorar os pontos fracos do adversário. Antecipar a jogada pode também ser uma boa tática, assim como preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada.