Estrutura
Primário: habitável e humana. Entretanto, tinha seus defeitos; cm patrimônios públicos danificados, umas estruturas precisando de reformas e afins. Melhor acomodação em certas salas: como a de vídeo. Uma precária biblioteca e acesso restrito a variedade mais além do infantil. Os banheiros eram um horror.
Fundamental: mesma situação. Essa era maior e tinha mais coisas. A parte de fora era razoável: duas quadras, horta, composteira..... A parte de dentro era mais as salas: carteiras, cadeiras, lousas, ventiladores, etc, tudo danificado e tals; e nos 4 anos que lá estudei, acho que nunca foram trocados. Essa escola era um inferno, pq era cheio de grades em todas as janelas e tinha uma pá de portões que permaneciam trancados e impediam de ir do primeiro andar por segundo e vice-versa; e de sair para as salas de fora.
Médio: escola maior que a anterior. No momento, está em reforma total. Problemas semelhantes que as outras... Mais ênfase no estado da sala e das estruturas dentro destas: pares pixadas, caindo o material dela e tals...
OBS.: alunos são responsáveis por grande maioria desses danos; mas raramente a punição e controle sobre isso.
Administração
Em todas foram e são bem desorganizadas. A secretaria confusa e em 70% dos casos, inútil. Sempre fazem as coisas encima da hora e tals..... Com toda essa baderna, eles conseguem cumprir o esperado no fim do ano, mas no decorrer deste, éh tudo uma zona.... Mas não éh um desastre total, uma vez que eles ainda conseguem ser útil em algo, mas tem muito a se melhorar na gestão.
Conteúdo.
Nas três escolas que estudei (uma ainda estudo), tive excelentes professores, principalmente de Matemática ( com exceção do da 7ª série) e Português. Hum, em certas partes, estavamos atrasados em determinadas matérias, em outros períodos, na mesma escala das outras ou até um pouco mais avançados. Meu ensino poderia ter sido muito melhor, com certeza.... Tive e ainda tenho alguns professores ruins e/ou que nem vem dar aula.
Em análise final, pode-se concluir que no geral, o que as escolas públicas precisam para alavancar seu melhoramento éh uma gestão boa que esteja disposta a levar essa mudança adiante. Muitos falam que se precisa de mais dinheiro, mas eu acho que esse campo tem um investimento razoavel (tem paises que a educação éh boa e o investimento nessa area éh menor que no Brasil); mas não se sabe oq fazer direito com boa parte deste. Para melhorar a educação tem que se focar no inicio, e não lá no final no médio. Se no ensino primário a criança não domina os conceitos e habilidades básicas, então ela correrá grande risco de se tornar uma deficiente em várias matérias, fazendo com que seu rendimento escolar fique baixo (claro que tem exceções). Professores tbm deveriam ser mais treinados e capacitados a utilizar o material que possui. Na minha escola, excelentes livros didáticos são recebidos, mas éh muito raro o professor que pega para utilizar. Acho essa das apostilas uma besteira tbm; ela mais atrapalha do que ajuda; são ridiculas.