Gabo escreveu:Tudo
O tratamento é diferenciado de que forma?
Qual a diferença do Simples para as outras formas de tributação?
Quem no debate citou essa universalização no Simples e qual a posição de cada candidato sobre isso?
Quais as consequências desse novo anexo e das mudanças de redação?
1. Todos os impostos são calculados e tributados em uma só guia:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Na inexistência disso, me baseando no que já vi no escritório, a empresa calcularia cada tributo de forma separada, aqui no escritório uma empresa que não se encaixava tinha 4 DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais): Pis, Cofins, IRPJ e CSLL, dependendo da apuração.
2. Além dessa simplificação,a ideia dele é favorecer as ME e EPP dentro das categorias, tributando com alíquotas menores. Ou pelo menos é essa ideia que o palestrante passou ao dizer que as empresas que conseguiram entrar para o Simples (sem ser no anexo VI), haviam ganhado o "presente de natal" mais cedo.
3. Ambos citaram, mas foi a Dilma que iniciou o debate perguntando sobre isso, ambos os candidatos se mostraram favoráveis a mudança, entretanto, Dilma cita ter reduzido os impostos, enquanto Aécio diz que o sistema tributário é oneroso e que a simplificação deveria ser para as empresas em geral.
4. O novo anexo inclui diversas prestadoras de serviço, entretanto, sua alíquota é vista como a maior até agora:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Essa corroboração a respeito da alíquota alta é citada ao fim deste texto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] as mudanças da redação por outro lado depende muito do foco, por exemplo, empresas de transporte até então, não se enquadrariam para o caso de intermunicipais que levam estudantes, agora há essa modificação na redação especificando e enquadrando-as nesse caso. Há também a modificação na redação de alguns elementos, como a mudança de "poderá" que possibilitava um não cumprimento para verbos que fazem necessário cumprir-se, mas isso pelo que me lembro tange em relação a questões do Estado no regulamento e tributação dessas empresas
seria necessário eu ver os slides da palestra ou ler a Lei complementar n.º147 para especificar os pontos.